Muito se ouve sobre como dormir de maquiagem pode ser prejudicial à pele, e a ideia de não removê-la completamente antes do sono aterroriza dermatologistas, maquiadores e entusiastas da skincare. Mas quais são os reais malefícios desse ato? Explicamos a seguir com informações do “The Guardian”.
+ Veja como lavar o rosto corretamente para manter a eficiência dos produtos de beleza
+ Dermatologista alerta sobre tendência de usar lubrificante íntimo para fixar a maquiagem
A curto prazo, dormir de maquiagem pode fazer com que a pele fique desidratada e sem brilho, além dos olhos lacrimejantes no dia seguinte. A longo prazo, pode causar acne e outras complicações. A dermatologista Justine Kluk enfatiza: “Durante o dia, sujeira e células mortas se acumulam nos poros e na superfície da pele. A maquiagem ainda forma uma camada sobre isso e aumenta as chances de entupimento dos poros e de erupção acneica”.
Justine ainda revela que, em áreas industriais, a exposição da pele à poluição foi associada ao aumento de casos de acne e ao envelhecimento, incluindo o surgimento de manchas. Ou seja: não remover a maquiagem antes de se deitar também significa não remover essas partículas de poluição da pele.
Não é preciso ser um expert em cuidados com a pele para manter uma rotina básica, e isso inclui remover a maquiagem. Para quem não sabe por onde começar, demaquilante, sabonete e hidratante faciais e protetor solar são os principais pontos de partida.